terça-feira, 3 de março de 2009

O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCAS... uma obra 5 *

Esta obra, verdadeiramente tocante, retrata a história de um rapaz de oito anos, Bruno, filho de um agente nazi, cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde o solitário jovem não encontra nada para fazer, nem ninguém com quem brincar.
A nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende até perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas.
Inicialmente esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, e como adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, Bruno resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo.
O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras.
E mais não digo....
O Rapaz do Pijama às Riscas foi originalmente publicado no Reino Unido em 2006 e encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas. Foi vencedor de dois prémios literários na Irlanda (o “Children’s Book of the Year” e o “Listener’s Choice Book of the Year”), bem como do “Bisto Children’s Book Award”, e foi nomeado para mais de 15 prémios literários internacionais, entre os quais o “British Book Award” no Reino Unido, o “Premio Paolo Ungary” em Itália, o “Prix Farmiente” na Bélgica, e o “Borders’ Original Voices Award” nos Estados Unidos. Foi ainda nomeado para a “Carnegie Medal” de 2007.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura – 7º, 8º e 9º AnoLivro recomendado para leitura autónoma

Sem comentários:

Enviar um comentário